Exposiçao o Calçado & Nossa História

          A história do couro e do calçado em nosso Município tem suas origens no início da colonização da Picada de Dois Irmãos ou Baumschneis. Isto significa que os colonizadores dessa região foram não somente colonos, mas também sapateiros, além de curtidores, seleiros, lombilheiros e comerciantes de gado. Sem contar aqueles que se dedicavam a outras profissões como marceneiros, ferreiros, moleiros, etc. O trabalho com o couro foi das primeiras iniciativas de desenvolvimento da economia local, que atendeu não só as necessidades da Colônia, mas foi exportado para outras regiões.
          No começo era um trabalho artesanal. Nas sapatarias havia um ou dois funcionários trabalhando com instrumentos simples e produções pequenas, cujo destino era o consumo na própria localidade e região.
          A industrialização trazida pela 2° Guerra Mundial e as facilidades dos novos meios de comunicação e transporte, ocasionaram a decadência do artesanato... E o número de artesãos não cessou de baixar... Depois surgiram as fábricas, mas nem todas tiveram origem em pequenas oficinas e sapatarias.
          As indústrias de calçados após a emancipação de Dois Irmãos tiveram uma evolução constante, e na década de 1970, com a abertura do mercado externo, as exportações impulsionaram ainda mais o crescimento de nossas indústrias. Como consequência, houve um aumento de contratações, e Dois Irmãos passou a atrair trabalhadores das mais diversas regiões. Com a chegada dos migrantes, a cidade cresceu e surgiram novos bairros, alterando assim o perfil econômico, social e cultural de nosso município.