Um pouco da História do Museu



Em 1985, surgiu na cidade, a idéia de construir-se um museu. Um local onde as pessoas pudessem enxergar sua história. A administração Municipal, vereadores e lideranças culturais começaram a discutir o projeto do Museu. A idéia original era beneficiar a todos os municípios, não só a Dois Irmãos, mas também Ivoti, Estância Velha e outros.
Uma casa, abandonada há dois anos e em péssimo estado de conservação, foi comprada, em 1985, pela Prefeitura Municipal, com a idéia de lá se fazer um museu. A casa, que pertenceu à família de Carlos e Carolina Schaffer Kieling, foi adquirida por sugestão da Assessora de Turismo da época, Bernadete Rausch. Em 15 de maio de 1986 foram iniciados os trabalhos de restauração da Antiga residência enxaimel, localizada na Av. São Miguel, 1658. Naquela época, o então prefeito em exercício, Romeo Wolf, disse que “... Além da casa, estamos tratando da restauração de toda a propriedade. Serão refeitas as taipas de pedra, no local haverá uma moenda de cana, um rebolo pra afiar facas e outros instrumentos utilizados pelos colonos. O interior da casa será para abrigar o acervo do Museu. Os trabalhos de restauração estão sendo dirigidos pelo artista plástico Flávio Scholles, de Dois Irmãos.” Segundo a Assessora de Turismo, Bernadete Rausch, a escolha de Flávio Scholles para restaurar o prédio do Museu foi um passo bem dado pelo prefeito Romeo Wolf: “Ele é uma pessoa do interior, que nasceu e se criou na região, e tem bastante sensibilidade para realizar a obra” diz ela. (Jornal ZH, 27.07.1986).

Na noite do dia 21 de dezembro e 1986 foi inaugurada casa que futuramente abrigaria o Museu. Estavam presentes nesse evento diversas autoridades do município. Conforme a programação, participaram doze corais da sede e dos distritos, em um festival Natalino de corais.
Em 03 de junho de 1989 o museu foi ativado, por uma iniciativa da administração de João Arnildo Mallmann e Renato Dexheimer.
Desde sua inauguração, o Museu trabalha com uma filosofia embasada nos princípios da nova Museologia e realiza os trabalhos convencionais a uma instituição do gênero, como:
- Coleta de Material;
- Pesquisa e organização de exposições;
- Atendimento a público, escolas e pesquisadores;
- Restauração e Conservação do acervo;
- Educação patrimonial nas escolas, com palestras sobre a história de Dois Irmãos;
- Organização de eventos culturais, como a Festa do Museu, em conjunto com a Associação do Patrimônio Histórico Cultural, que faz sua reuniões na sede do museu Histórico;
- Publicações em Jornais ou revistas;
- Visitas guiadas e com orientação turística.

Fonte:História de Dois Irmãos – RS - Passado e Presente De Justino Antonio Vier